Confira a Programação Completa do Carna Amparo

0
269

Sábado, dia 6 de fevereiro, têm início a programação de carnaval da cidade de Amparo. Os eventos acontecerão no Centro Histórico da cidade.  

Blocos, apresentações e diversão no CarnaAmparo

Carnaval é sempre tempo de alegria, diversão com os amigos e a família. Aqui em Amparo (SP), a folia irá acontecer na região central, com o desfile dos blocos e a energia de todos os foliões e turistas que vêm ao Circuito das Águas para aproveitar as belezas naturais que a região possui.

Nos últimos anos, por conta do não interesse da LIESAMP (Liga das Escolas de Samba de Amparo) em participar do tradicional desfile com as escolas de samba, a Prefeitura vem reorganizando a festa, já tradicional na cidade. Serão vários blocos nos quatro dias de festa e o “Banho da Doroty”, onde homens viram mulheres e vice-versa, se encontrando na Praça Pádua Salles e claro, com esse calor, só um banho de água fria para aguentar a diversão até o fim do dia.

 

Saiba o que cada bloco irá trazer para as ruas da cidade

Alguns blocos são tradicionais na cidade, mas nós preparamos um resumo de cada um que passará pelos Circuitos organizados com banheiros químicos e toda a infraestrutura necessária, garantindo a segurança de todos.

Bloco do Xú

Chamado pelos organizadores como um “ajuntamento” de pessoas, ele surgiu na década de 70. Xú na verdade não significa nada, mas virou um grito de guerra dentro da sala de aula da escola “Coriolano Burgos”, onde ele foi criado.

Seu primeiro carnaval teve sete pessoas, passando para quarenta, cem, crescendo sucessivamente a cada ano. Este ano o bloco completa 40 anos e rejuvenesce a cada ano, afinal, muito de seus integrantes do passado hoje engrossa o coro com seus filhos, esposas de seus filhos, namorados, enfim, mantendo sempre intactas suas características. As tradicionais marchinhas e fantasias a cada ano vêm com um tema diferente. Este ano, em que completa Boda de Esmeralda, o bloco entra no Circuito vestindo Coruja.

Bróco-lhes

O destaque é sempre seu repertório próprio.  Criado em 2008, tem sempre a energia para sintonizar arte e cultura com as impressões regionais, sendo formado por artistas locais e regionais.

Propagar o respeito pelo patrimônio público também é uma de suas características, por isso, este ano traz para a rua o tema “museu”.

Batucada Lokomotiva

Sua primeira apresentação aconteceu em 2010. Com uma pegada alternativa, o bloco mistura diversos gêneros musicais, usando instrumentos de escolas de samba cria uma mistura única de músicas passando pelas tradicionais marchinhas, xote, forró, axé e até mesmo internacionais. Sua maior influência é o carioca Monobloco.

Bloco Tempo Livre

Organizado pelos integrantes da banda Tempo Livre, formada em 1995 o bloco, que leva o mesmo nome, já está em seu terceiro carnaval. Com as nostálgicas, mas bem humoradas marchinhas, animarão os foliões pelo circuito em que passará. Seu repertório também incluem sambas de enredo e frevos com arranjos pra lá de animados e especiais.

Bloco Freddy Groovers

Estreando nos Circuitos de Amparo, o bloco Freddy Groovers tem sua inspiração nos grandes nomes da música funk e soul, como: Tim Maia, Black Rio, Gerson King, Tony Tornado e nesses estilos, somados ao samba rock irão animar os foliões neste carnaval.

Bloco Samba Moça

O tradicional carnaval baiano das clássicas músicas, tidas até mesmo como hinos da folia, das cantoras Ivete Sangalo, Daniela Mercury, banda Carrapicho e o MPB de Caetano, entra no circuito interpretado pelos puxadores do bloco Samba Moça neste carnaval.

Formado por musicistas, o bloco, que leva o nome da banda originada em 2013 promete um encontro com os clássicos dos anos 90.

Bloco Zazueira

Puxado pela cantora Camila Guidi, destaque no programa da TV Globo “The Voice”, o bloco já se apresentou em carnavais amparenses e também da região do Circuito das Águas Paulista. No Circuito pelo qual passará, sons dos consagrados popularmente como: Ivete, Claudia Leitte, Asa de Águia, Chiclete com Banana, Banda Eva, Araketu e também o samba de Inimigos da HP irão animar os foliões. Uma frase para definir o bloco pelos organizadores: “Ficar parado faz mal à saúde”.

Bloco do Padeiro

Formada pela banda do Padeiro, com dez integrantes, o bloco desfilará pela segunda vez no carnaval amparense e assim como o ano passado, o objetivo é levar os foliões para as ruas da cidade com músicas de um repertório carnavalesco tradicional e muito animado.

Bloco Forrózin

Animando os foliões com o repertório nordestino passando pelos imortais Luiz Gonzaga e Dominguinhos, até chegar aos mais modernos, como: Falamansa e Bicho de Pé, o bloco traz para o Circuito a propagação da dança e a energia positiva que só o Nordeste nos soube ensinar tão bem.

Bloco CarnaReggae

Misturar reggae no meio de um repertório carnavalesco é o principal elemento para o sucesso desse bloco no carnaval amparense, e este ano se apresenta pela segunda vez. O estilo próprio, no Circuito se mistura com os clássicos que marcaram época, entre os quais: Tim Maia, Chico Science, Gilberto Gil e Criolo.

Matinês garantem a diversão no final de semana da folia

As matinês sempre reúnem as famílias, crianças e este ano a Prefeitura preparou uma apresentação cultura e inédita com a apresentação de contos.

Maracatu Baque das Águas – Maracatucá

Com o desejo de aprofundar as manifestações pelo maracatu, o grupo Maracatucá foi fundado em 2008 por estudantes e profissionais ligados à vivência da cultura popular. O grupo irá animar a matinê do domingo, dia 7 a partir das 15h30 na Praça Pádua Salles.

Tem como simbologia a coroação dos reis negros e estarão presentes personagens como: baianas, rei, dama do paço, caboclo, calunga entre outras. O público sentirá envolvido na cultura afro-brasileira.

O Mundo de Andersen

Antigamente, contos não eram feitos para crianças. Hans Christian Andersen, um dos principais contadores de histórias foi além e passou a adaptá-las para os menores. Criou 168 histórias, das quais três serão interpretadas para o público na Pádua Salles, domingo, dia 7 a partir das 16h30, são elas: A Nova Roupa do Imperador, O Valente Soldadinho de Chumbo e A Princesa e a Ervilha.

“Banho da Doroty” pretende levar 5 mil pessoas à Pádua Salles

“Banho da Doroty”, onde homens viram mulheres e vice-versa, se encontrando na Praça Pádua Salles e claro, com esse calor, só um banho de água fria para aguentar a diversão até o fim do dia, animado pela Banda Megusta trazendo para a festa o mais variado repertório de axé, samba e samba enredo, marchinhas e o sertanejo universitário do momento.

Veja por onde passará os Circuitos

CIRCUITO FOLIA

Ponto Inicial no Largo da Santa Cruz, descendo a Rua: Oito de Abril, seguindo sentido Rua: XV de Novembro até o Largo do Rosário e assim retorna o trajeto pela Rua: XV de Novembro sentido “contramão”, passando pela Rua: Treze de Maio, descendo a Rua: Capitão Miranda, chegando ao Ponto Final, no Largo do Mercado.

CIRCUITO ALEGRIA

Ponto Inicial no Largo do Mercado, seguindo o sentido da Rua: Duque de Caxias, sobe a Rua Silva Pinto, vira na Rua Luiz Leite, desce na Rua Carlos de Campos, paralelo a Praça Alonso Ferreira de Camargo e concentra neste ponto.

CIRCUITO VEM QUE TEM

Ponto Inicial Praça Alonso Ferreira de Camargo (Jardim público), segue pela Rua Humberto Beretta, até o Largo do Rosário, onde o bloco poderá permanecer no local de 10 a 20 minutos, segue na contramão pela Rua XV de Novembro passando ao lado da Igreja Catedral – (Praça Monsenhor João Batista Lisboa), desce pela Rua Marechal Deodoro, vira na Rua Barão de Campinas, segue pela Rua Dr. Plínio do Amaral até a esquina do hotel Ancona, vira a esquerda na Rua José Fontana chegando no ponto final do estacionamento da Moto Brisa. 

Programação completa da folia em Amparo

SÁBADO – Dia 06

– 15h30 – BROCO-LHES 2016 – Concentração Largo da Santa Cruz – Circuito Folia.

– 18h – BLOCO BATUCADA LOKOMOTIVA 2016 – Concentração Largo do Mercado Municipal – Circuito Alegria.

– 19h30 – BLOCO DO XÚ 40 ANOS – Concentração Largo da Santa Cruz – Circuito Folia.

DOMINGO – Dia 07

– 15h30 – MATINÊ – MARACATU BAQUE DAS ÁGUAS – MARACATUCÁ – Praça Pádua Salles.

– 16h30 – MATINÊ – O MUNDO DE ANDERSEN – TEATRO DE FOLIAS E FANTASIAS – Praça Pádua Salles.

– 18h – BLOCO TEMPO LIVRE “MARCHINHAS INESQUECÍVEIS” – Concentração Largo do Mercado Municipal – Circuito Alegria.

– 19h30 – BLOCO DA FREDDY GROOVERS – GROOVE NA CABEÇA – Concentração Praça Alonso Ferreira de Camargo (Jd. Público) – Circuito Vem que Tem.

SEGUNDA – Dia 08

16h30 – BLOCO SAMBA MOÇA: CLÁSSICOS DO AXÉ DOS ANOS 1990 – Concentração Largo da Santa Cruz – Circuito Folia.

18h – BLOCO ZAZUEIRA – Concentração Largo do Mercado Municipal – Circuito Alegria.

19h30 – BLOCO DO PADEIRO – Concentração Praça Alonso Ferreira de Camargo (Jd. Público) – Circuito Vem que Tem.

TERÇA – Dia 09

16h30 – BANHO DA DOROTY – BANDA ME GUSTA – Praça Pádua Salles.

18h – BLOCO DA FORROZIN: “FOLIÃO NORDESTINO” – Concentração Praça Pádua Salles – Circuito Alegria.

19h30 – CARNA REGGAE DA COOPERATIVA – Concentração Praça Alonso Ferreira de Camargo (Jd. Público) – Circuito Vem que Tem.

Fonte: Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here