Amparo recebe ciclo de palestras sobre o Autismo

0
457

Evento acontecerá nos dias 2 e 30 de abril, no auditório do Centro Universitário Amparense – UNIFIA.

O evento tem como objetivo conhecer o Transtorno do Espectro Autista/TEA, que se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e na comunicação, por um repertório de atividades e interesses marcadamente restritos, por dificuldades de flexibilidade de pensamento e de comportamento, que se exibem em comportamentos estereotipados e rígidos, associados a dificuldades na aceitação de alterações de rotinas.

A dificuldade em comunicar que essas crianças apresentam origina a dificuldade em socializar-se, logo é importante proporcionar a essas crianças ambientes de interação, pois, grande parte delas, à medida que interage com os seus pares, adquire e/ou melhora as competências sociais. Na grande maioria das vezes, esse conjunto de características conduz a um isolamento contínuo da criança e da sua família. No entanto, acredita-se que uma inclusão escolar bem-sucedida pode proporcionar a estas crianças oportunidades de convivência com outras da mesma faixa etária, constituindo-se a escola, num espaço de aprendizagem e de desenvolvimento de competências pessoais e sociais. É no contexto das relações sociais que emergem a linguagem, o desenvolvimento cognitivo, o autoconhecimento e o conhecimento do outro.

(Fonte: autismoerealidade.org)

A ideia do ciclo de palestras surgiu por meio do desejo de pais e professoras em promover a conscientização sobre o TEA, diminuindo o preconceito e contribuindo para a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva para as pessoas com deficiência e transtorno do desenvolvimento.

O dia 2 de abril  é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Nesta data, use roupa azul e ajude a divulgar informações sobre o autismo.

Agradecemos o apoio da Prefeitura Municipal de Amparo e do Centro Universitário Amparense – UNIFIA e de todos os colaboradores e patrocinadores.

Qualquer informação pelo e-mail: amigosautistasamparo@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here